Quem somos

Histórico

1995

A Aequus Consultoria iniciou seus trabalhos em 1995 com a primeira edição do anuário Finanças dos Municípios Capixabas, que é publicado, ininterruptamente, até hoje.

1999

Em 1999, lançou a publicação Finanças dos Municípios Mineiros. Foram editados 6 anuários mineiros até 2010. Ainda em 1999, a empresa realizou uma edição especial sobre o perfil econômico e social dos 27 municípios do norte do Espírito Santo enquadrados no âmbito de atuação da Sudene, a revista Espírito Santo Norte.

2001

Lançou o anuário Finanças dos Municípios Gaúchos (edição única) e desenvolveu o sistema Simples Municipal para o Banco de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para gerenciar e emitir os relatórios da LRF.

2002

Publicou o primeiro número de Finanças dos Municípios Paulistas, que vigorou até 2014, ininterruptamente. As publicações específicas para as prefeituras de Vila Velha, Aracruz, São Mateus, Colatina e Jaguaré, no Espírito Santo, foram lançadas em 2003. Nos anos seguintes, foram elaboradas publicações semelhantes também para as prefeituras de Vitória, capital do Espírito Santo, São Bernardo do Campo, Jundiaí, São Carlos, Osasco, Piracicaba, Barueri, Cariacica e Venda Nova do Imigrante. Veja aqui.

2004

Teve início a participação da Aequus Consultoria na concepção e na montagem do grande seminário anual Gestão das Cidades, realizado pelo Governo do Estado do Espírito Santo, em parceria com a Associação dos Municípios do Estado do Espírito Santo (Amunes) e a Multi Eventos, com a presença maciça de prefeitos, vereadores, secretários e técnicos de todas as prefeituras do Estado e de estados vizinhos. A Aequus participou de todas as cinco edições do seminário em 2004, 2005, 2007, 2008 e 2009.

2005

A Aequus lançou a primeira edição do anuário Multi Cidades – Finanças dos Municípios do Brasil, distribuído gratuitamente a quase todos os municípios do país.

2007

Inaugurou-se a produção do anuário de Finanças dos Municípios Fluminenses. Foram lançadas oito edições, sendo a última a de 2015.

2009

A Aequus Consultoria firmou parceria com a Frente Nacional de Prefeitos (FNP) para a edição de Multi Cidades – Finanças dos Municípios do Brasil, que vigora ainda hoje.

2010

Iniciaram-se as publicações g100 – Municípios Populosos com Baixa Receita Per Capita e Alta Vulnerabilidade Social, feita em parceria com a Frente Nacional de Prefeitos (FNP). Os estudos realizados pela Aequus Consultoria sobre o g100 deram base a uma série de ações realizadas pela FNP com o objetivo de ampliar o debate sobre as desigualdades no federalismo fiscal brasileiro. A partir de 2013, a publicação tornou-se bienal, sendo a última edição realizada com a participação da Aequus, em 2015.

Ainda em 2010, foi elaborado o estudo Finanças do Estado do Espírito Santo – do Plano Real à Crise de 2009, para a Secretaria de Estado de Economia e Planejamento do Espírito Santo/Instituto Jones dos Santos Neves – IJSN, lançado na versão completa pelo IJSN. Sua versão resumida, com o título de Gestão Fiscal do Espírito Santo – Aprendizado para o Futuro, foi publicada pela Secretaria de Estado da Fazenda do Espírito Santo no mesmo ano.

2013

Foi lançado o portal Compara Brasil com acesso livre e gratuito. O portal disponibiliza dados das finanças de todos os municípios, dos estados e da União e tornou-se uma inovação em termos de divulgação das contas públicas, uma vez que permite realizar pesquisas personalizadas.

2015

A empresa faz uma remodelagem completa do Sistema Financial que, entre outras inovações, passou a funcionar na Web.

2017

É lançado o Painel Municipal, sistema por assinatura que oferece dados municipais e que amplia a atuação da Aequus Consultoria para a gestão de informações que vão além das finanças públicas.

AEQUUS